Monday, November 17, 2008

Para ver o Futuro (ou: Como fazer Jus ao Tempo que Temos)

*Depoimento histórico do grande amigo Eduardo Henrique, também conhecido como Bêra-mar, devidamente transcrito e creditado:

"A coisa que eu mais odeio é relógio. Falo isso sempre com alguém que está na balada e fica perguntando que horas são. Pra quê? Já tá na rua pra chegar tarde, não importa o horário, é tarde sempre depois das duas da manhã; três horas a mais dá na mesma coisa... outra coisa que eu odeio é ter que almoçar rápido pra voltar pro trampo. Eu brigo com todo mundo que engole a comida sem mastigar direito, sem sentir o gosto. O tempo que temos para comer é o tempo de comer, não o tempo que nos dão para poder engolir algo; a refeição é um momento só nosso que deve ser aproveitado ao máximo sempre, com prazer e calma, sempre degustando aquilo que está no prato.

Meu sonho é poder morar num lugar onde o leiteiro passa, para trocar a garrafa de coca-cola de um litro (de vidro) vazia por uma cheia, onde as pessoas botam o tapete no muro pra pegar sol, onde o vizinho me deixa pegar um pouco de cheiro verde da hortinha do quintal, vai ter quintal de chão batido na minha casa e vou plantar uma mangueira, vou pendurar um balanço de pneu e corda nela; na minha casa ainda vai ter varanda que vou pendurar uma rede, vou arrastar as cadeiras pra fora em noites quentes pra ver as pessoas passarem na rua; em dia que tiver muito pernilongo, vou tirar todo mundo da casa pra passar veneno, meu telefone será de disco e vai fazer aquele barulho de despertador que tem que dar corda, vou ter esse despertador também.

Nesse lugar o jornaleiro anda de bicicleta, outro vizinho me pede emprestado uma travessa pra esposa fazer pavê, minha mulher vai ter que saber cozinhar pra gente receber as visitas. Os amigos vão em casa jogar cacheta enquanto a criançada corre e faz barulho, a sogra vai pra ver como está a filha e criticar tudo o que o genro faz, o cunhado vai pedir grana emprestada domingo à noite; domingo é dia de assistir filme e andar de bicicleta, pra não falar com ninguém é só tirar o telefone do gancho, o patrão mora na rua de baixo, todo mundo guarda umas garrafas de tubaína (que também são de cerveja) embaixo da escada ou na garagem, os filhos dos amigos passam o dia em casa e os meus passam um dia na casa deles também, namorar só depois que a mulecada dormir.

Dizem que eu não penso no futuro, mas eu penso sim, penso no MEU futuro, por isso tenho que planejar fazer aquilo que eu gosto, não tenho que seguir nenhum modelo de sucesso ou uma receita pra se dar bem na vida, quero viver o que tem de melhor na vida a cada momento.. na minha concepção, sucesso é ter tudo aquilo que desejamos, mas também é ser tudo o que queremos ser, antes de tudo. O mundo será um lugar melhor quando as pessoas decidirem o que querem ser para si mesmas e não como elas devem parecer para os outros, temos que quebrar o espelho da vaidade e dar mais valor às coisas simples da vida. Posso estar certo ou errado mas são meus erros e meus acertos, não quero descobrir só no fim da vida que o que fiz foi certo ou errado, mas saber que o que fiz foi o mais certo que pude fazer. Meu maior medo não é morrer, aceito a morte como algo inevitável e necessária. Meu maior medo é viver sozinho. Graças a Deus (acho que ainda acredito um pouco nesse cara) estou cercado de amigos e tenho minha família, e que essa verdade perdure por longos anos..."

3 Comments:

At November 17, 2008 7:40 PM, Blogger Flávia Mello said...

e dá pra não concordar...estive pensando..pelo número de adeptos, já rola uma comunidade...rs.mto apropriado vc colocar esse texto do bera aki ,meu anjo...traduz mto bem o que temos falado sempre acerca do que é ser feliz de verdade...se entusiastas, lúdicos ou loucos temos algo, que seja a verdade nos olhos e na alma!bera ta oficialmente aceito no agora quadrinônio quadrado perfeito!só pode aumentar se for na ala masculina...rs)

 
At November 18, 2008 11:24 AM, Blogger Pedrinho said...

Não concordo com a Flávinha,o negócio tem que aumentar, mas tá ficando feia a coisa, 3 pra uma....azolivre!rs

Vamos arrumar mais e mais adeptas!!!rs

Seguinte o texto é genial!!!Vamos mudar o mundo!;)

beijos e abraços!!!

 
At November 19, 2008 8:13 AM, Blogger Andréa Anuario said...

Fala para Eduardo Henrique aparecer em Itápolis.... caso seja meu vizinho, juro que darei salsinha para a esposa dele...simsim pq eu tenho uma hortinha em casa...qdo estava em sampa nunca imaginei que teria uma horta em casa e, principalmente, que meu portão seria uma porteira!! rs Acho que tal sentimento é de todos..não o do sossego, de fazer o q gosta num futuro que não sabemos se existirá, mas sim do desejo do novo, do diferente....

Eh maninho hj é o dia q irei na praça da Igreja de são(não lembro que São é..deve ser Santo Antônio) ..lá tem balanço feito de pneu...e hj, é tudo que preciso!!!!

 

Post a Comment

<< Home