Tuesday, March 18, 2008

Baú Aberto

Sempre gostei daquele desenho animado que se chamava Caverna do Dragão. Não por acaso, ainda penso nos reais motivos pelos quais aquelas crianças persistiam na tentativa de voltar para suas casas, mesmo sabendo que, em todas as vezes que haviam tentado, alguma coisa sempre os fazia voltar atrás.
Lembro particularmente de um episódio, aquele onde havia um baú mágico que era capaz de levá-los de volta; se fosse aberto em determinado horário e em determinado local, o baú formava uma passagem que os levaria para casa. Se fosse aberto em outra posição, de outra forma, uma passagem era aberta para um outro lugar. É claro que, no ápice do episódio, as crianças optam por abrir o baú numa posição que não os levaria para onde mais desejavam, mas ajudaria alguém que, naquele momento, precisava daquilo mais do que eles.
Eles sempre faziam isso. Abriam mão do que lhes interessava para ajudar quem necessitava. Faziam isso porque se doavam, ajudavam sem esperar nada em troca, mesmo que para isso tivessem que adiar seus próprios planos. Mas sempre tentavam de novo, porque sempre havia uma nova chance, e sempre que há uma chance, há esperança.
Depois eu entendi que quem se entrega às escolhas que as situações lhe impõem, decide ao mesmo tempo com a razão e o coração. Quem tem esperança não precisa de atalhos, nem precisa ser desleal ou desconsiderar o que verdadeiramente importa na vida. Basta ter paciência.
Hoje em dia eu imagino que cada um de nós é o "baú mágico" de alguém. Cada um de nós pode trazer esperança e nossas escolhas podem colocar as pessoas que nos cercam mais próximas dos objetivos que esperam atingir. Existe a hora certa e o jeito certo das pessoas atingirem nosso eu mais pessoal, e se formos "abertos" nessas condições seremos capazes de lhes oferecer um mundo novo, um lugar para ser chamado de "casa" por alguém. Não culpo quem abre seus baús da forma errada, mas torço para que compreendam que, "abertas" na hora errada e de maneira errada, pessoas poderão ser absolutamente diferentes do que se espera, agir de maneira inesperada e levar outras pessoas para mundos muito distantes do que se almeja. O que forma nosso caráter não são nossas qualidades, mas sim as atitudes que tomamos a partir delas.

*Mais um texto reciclado que era uma descrição do orkut e veio parar aqui. Perdoem a falta de ineditismo, os poucos que visitam o blog já devem conhecer o texto, mas entretanto nunca é demais relembrar. Em breve entra um texto verdadeiramente inédito...

5 Comments:

At March 19, 2008 12:24 AM, Blogger Unknown said...

Q isso, meu caro, pedir desculpas por um de seus textos "reciclado" é uma ofensa a nós q estamos recebendo sempre de coração e mente aberta seus pensamentos. Impressionante como sempre q entro aki me deparo com palavras q se encaixam perfeitamente a atual momento em minha vida, ou melhor, é impressionante a facilidade q tais palavras ficam gravadas e sempre nos serve para algo, te garanto que não é so para mim q se encaixam. Esse assunto de "baú magico" é um pouco complexo, se for pra analisar no contexto q foi publicado!Acho q PASSEI uma grande parte de minha vida abrido mão de q eu queria, ou pensava, ou me fazia bem, pelo simples fato de fazer bem ao proximo! Talvez o erro esteja em mim, talvez eu tenha aberto o bau para pessoas erradas, ou confundi a hora exata de abrir o bau para tal pessoa! Hoje em dia acho q aprendi, percebi q não eh pra qqer um q devemos fazer isso, talvez seria um egoismo de minha parte, e tudo isso se deu a partir do momento em q parei pra pensar se tava certo ou errado, ou se valia a pena abrir mao do q me faz bem, para o bem de outra pessoa, geralemte eh qqer pessoa! o q faço hoje é valorizar os q conquistei, e sempre em busca de novas pessoas q realmente valha a pena abrir mão dakilo q me faz bem! nunca esperei algo em troca de ninguem, simplesmente quero o bem de pessoas q estao ao meu lado, porem nesse mundo de hj ha pessoas e pessoas, umas camufladas, outras na mais pura transparencia, tal confusão faz com q tal erro, de abrir o baú para pessoas erradas, volte a acontecer!UFA..rs
Eu avisei q é um assunto complexo (rs), mas q ajuda a refletir! Hoje em dia é rotina isso, cuidarmos da gente e dos outros!
Obrigado sempre pelas palavras, meu querido!Desculpe se fui hostil em alguns trechos, mas o q me deixa mais tranquilo é q com vc eu sempre posso contar, e na maioria das vezes sempre vai me dar carta branca!!rs
acho q pensamos mto =..
um grande abraço meu brother, e espero vc pra tomarmos akela brahma gelada e filosofarmos!

 
At March 20, 2008 6:32 AM, Anonymous Anonymous said...

Reciclado ou não, é meu café da manhã! Nada como rever as coisas, os textos, momentos e pessoas maravilhosas que passaram por nossa vida!

 
At March 20, 2008 10:06 AM, Anonymous Anonymous said...

Me deu saudades do desenho, que passa todo dia as 9hs da manhã na Globo. bjos, Carla Rubia

 
At March 21, 2008 1:28 PM, Blogger Flávia Mello said...

você lembra o dia em que eu disse:"é bom voltar pra casa!"??lembra-se que eu me referia ao reencontro comigo mesma,que vcê tinha me proporcionado?Abri meu baú à sua sombra...você me ajudou abrí-lo...você me mostrou o que eu precisava ver,me mostrou meu mundo de novo...me senti mais em casa do que nunca num abraço seu...
obrigada anjo...bjos e parabéns por mais esse carinho no coração de quem tem o privilégio de ler seus textos.

 
At March 27, 2008 7:12 PM, Blogger Unknown said...

Meu caro raro, mais uma vez você surpreende... Eu não conhecia o fabuloso texto! Mas no instante que li uma bela frase me veio:

"Os opostos se distraem,
Os dispostos se atraem."(OTM)

Tudo no momento me leva crer que a disposição é o que nos leva a abrir o "baú" a quem nos cativa de alguma forma.
É, o ser humano deve mesmo ser uma caixinha mágica!
Você por exemplo é um menino que transmite palavras de afetoa nós, de uma forma preciosa.
Adorei o texto!!!

Beijos e há braços, menino das palavras.

 

Post a Comment

<< Home