Friday, January 11, 2008

Ditadura dos Ditados (ou ainda "como colocar ignorância na boca do povo")

Ditados populares são obra milenar. Alguns carregam uma sabedoria sem limite, mas outros são capazes de impor uma barbaridade atrás de outra, dependendo do ponto de vista. Certos ensinamentos não passam de arapuca, e o pior, muitos publicam isso aos quatro ventos, como se compartilhassem virtudes com os que buscam conselhos. Alguns casos beiram o atroz. Vamos a eles:

O ditado: "em terra de cego quem tem um olho é rei"
Nas entrelinhas: domine a informação, não compartilhe nada, use sua sabedoria e/ou vantagem competitiva para se destacar socialmente, reine feito ditador, pinte e borde.

O ditado: "mais vale um pássaro na mão do que dois voando"
Nas entrelinhas: agarre a primeira oportunidade que aparecer na sua vida. Case com sua primeira namorada, tenha apenas um único emprego em toda a vida, nem sequer olhe para a esposa do vizinho. É isso aí mesmo, não se arrisque em nada, não abra mão de nada do que conquistou, aliás nem pense comparativamente, não avalie e engula seco toda insatisfação que sua vida possa lhe causar.

O ditado: "diga-me com quem andas e te direi quem és"
Nas entrelinhas: esse é um clássico. Julgue mesmo, arbitrariamente, seja preconceituoso; não se misture, evite contato social e mostre a todos que o apartheid é aqui. Não admita a possibilidade de se transformar em algo diferente, muito menos a possibilidade de adquirir conhecimento de alguém de posição e/ou opinião diferente da sua.

O ditado: "água mole em pedra dura tanto bate até que fura"
Nas entrelinhas: seja insistente. Mas muito mesmo. Do tipo chato, que exige desconto até no picolé da esquina, que pentelha os outros, que bate o pé feito criança mimada. Se alguém um dia lhe negar algo, conquiste à força. Force a barra mesmo, não tenha o menor bom senso. Deite no chão e role, cause constrangimento.

O ditado: "águas passadas não movem o moinho"
Nas entrelinhas: rasgue seu passado, mostre a todos que você não aprendeu nada com o que passou. Afinal de contas nada do que você já fez influenciou seu futuro, certo? Desconsidere sumariamente qualquer aprendizado, não se apegue à nada referente a isso.

O ditado: "cada macaco no seu galho"
Nas entrelinhas: outro clássico. Um lixeiro nunca poderá se formar em matemática, tampouco um físico poderá escrever livros. Muito bem, vivemos numa sociedade de castas, feudal, onde as abelhas operárias serão operárias o resto da vida. Saiba bem qual é o seu lugar, pois nasceu nele e morrerá nele. Não interfira nem procure aprender nada com a atividade do próximo. Nem tenha empatia, nunca tente se colocar no lugar de alguém, não avalie a situação de ninguém.

Tenha dó! Vamos ao menos ser mais criteriosos! Frases feitas nem sempre carregam o melhor significado e geralmente se aplicam apenas a casos específicos. Alguns ilustram bem o que não devíamos fazer enquanto seres humanos, e só servem para isso mesmo. Mas não dá para sair pagando de sabido proferindo ditados sem a menor consciência. Pelo menos, não esses ditados...

4 Comments:

At January 15, 2008 8:01 AM, Anonymous Anonymous said...

AHHHHHH Mais um texto delicioso e que me faz para e refletir com criticidade...Isso já faz dele algo valioso.
Mas é uma mania do Sr. Luiz, né? Fazer a gente parar e pensar até mesmo na placa de trânsito..rsrsrsr Mas acho que esta é a nossa vibe: questionar e tentar fazer o mundo perder a mania besta de nos apresentar verdades...

Abraços eternos p vc, meu grande amigo!

 
At January 15, 2008 11:58 AM, Blogger Pedrinho said...

hahahahahhahahhaa


como disse a andréia, texto delicioso!!!!

perfeito bichão!!!!Muito bom!!!Vc faz as pessoas pensarem!!!Caraí isso é genial!!!!


abraços bichão...tesão demais!

 
At January 17, 2008 8:33 AM, Anonymous Anonymous said...

perfeito!

 
At January 20, 2008 4:27 PM, Blogger Flávia Mello said...

atrás de qtos ditados e frases feitas as pessoas se escondem pra facilitar sua vida não é?
é muito mais fácil se apropriar da idéia alheia,ainda que seja torpe...rs...mais uma pérola do ser humano...a preguiça..só foi dado a nós tbm tal"privilégio".pena que muitos ainda se valham disso para deixar de botar o cérebro pra funcionar...abaixo os ditados resumidores de vida alheia!
anjo meu!parabéns, como eu gosto de pensar,masi um texto a la (ou seria a la le´?rs)veríssimo no melhor de seu humor politizado!
parabéns por nos colocar de novo pra racionalizar sobre o que constantemente nos tem passagem gratuita!

 

Post a Comment

<< Home