Friday, February 15, 2008

Exumação

Visito o cemitério recluso em respeito a mim mesmo: estou enterrado em todos os túmulos. Cada lápide sepulta lembranças e cada lembrança é uma alma penada enterrada ao acaso. Heróis e vilões, inumados lado a lado e eu deixo flores em homenagem a todos (e a mim mesmo), sem perceber que a cada flor dedicada, a vida de uma flor é abruptamente encerrada.
Elas me vêem, e ao acaso se põem a bailar a valsa desbotada do escárnio. Mas dançam em minha homenagem; mesmo com todo o deboche, as memórias são como amigas. Boas e ruins, existem porque fizeram valer a vida e na vida se morre um pouco por dia, de alegria e de tristeza.
Mas basta por hora, assombrações! Vão já embora junto à noite nefasta, pois venero a saudade mas não o retomar do passado!
Não diferencio o inferno do céu, assim como não percebo o fraco e o forte, mas não troco o presente para viver de lembranças caducas. Digo para que se vão, meus fantasmas, parem de me assombrar.
E então as lembranças se vão derrotadas, as boas vão de mãos dadas às ruins e seguem abundantes, mas de volta aos mausoléus. Eternas memórias que por enquanto se incumbem de proteger o local destinado a mim mesmo no cemitério recluso, esperando o dia em que irão me acolher de bom grado apesar das recusas do tempo presente. Por enquanto elas residem dormentes, ansiosas pela próxima visita carregada de flores para então devidamente bailar nova valsa desbotada...

*Texto escrito parcialmente na estrada, em um fim de domingo e sob influências diversas, entre elas um trecho especial da canção Wish You Were Here, de um certo Pink Floyd. Levemente ajustado sob influência de Álvares de Azevedo.

3 Comments:

At February 15, 2008 12:27 PM, Blogger Pedrinho said...

É bichão, viva o momento novamente!!!

O que é passado é passado, não importa se é bom ou ruim, é passado!!!E o futuro é uma oportunidade de fazer as coisas ficarem sempre boas!hahahahha

Vamos dimuli por isso!!!hahha

um grande abraço, ótimo texto como sempre!

 
At February 17, 2008 5:37 PM, Blogger Flávia Mello said...

ofereça flores em vasos então meu anjo de luz...a homenagem se faz e mais vidas não se perdem...
As lembranças que eternizamos em epitáfios sutis, escritos à sombra de nossos desejos mais secretos,são as mesmas que outrora tentamos silenciar em nossos corações...dancemos sobre os túmulos de nossas porções de alma,dancemos pois já é hora de sobrepujar nossos medos!
Ao passado o que é dele:as lembranças!
beijos..parabéns,parabéns,parabéns!

 
At February 28, 2008 4:16 PM, Blogger Unknown said...

... heaven from hell ...

what have we found?
the same old fears...

 

Post a Comment

<< Home