Thursday, November 08, 2007

Vazio

"O ser humano é mesmo uma espécie interessante... uma mistura peculiar. São capazes de sonhos tão lindos, e pesadelos tão horríveis. Sentem-se tão perdidos, tão isolados, tão sozinhos... mas não estão sós. Em todas as nossas buscas, a única coisa que torna o vazio suportável... são os outros."
(Inspirado em trecho do filme Contato).

Descontamos nossos medos no consumismo. Afinal, temos o álibi perfeito: "somos apenas humanos". Humanos são falíveis, passíveis de erro. "tudo se resolve com um simples perdão". O medo da solidão nos torna possessivos, ciumentos, egoístas. Intolerantes. Subjulgamos os adversários intelectuais, os que pensam diferente, as minorias, a partir de nossas crenças mais intrínsecas... e o que nos resta é um grande maniqueísmo. Capaz de transformar outros seres humanos, semelhantes a nós, em heróis ou vilões a partir dos nossos julgamentos, repertórios e jogos de influência. Os interesses acima de tudo, é o que dizem. Somos todos "opções" num grande supermercado. Escolhemos o que melhor nos serve, pagamos no caixa, e agora o que "compramos" nos pertence. Nos esquecemos de desfrutar as companhias e experiências que nos são oferecidas. Afinal, "ser feliz agora" é mais importante. Pressa, urgência, não vai dar tempo, socorro. Para o ser humano, não basta saber que alguém existe e gosta de você. Preferimos nos sentir a sós e isolados de um mundo maior para ficar ao lado de quem "é nosso", mas nunca preferimos encarar que nunca estamos a sós quando contamos apenas conosco.

Em todas as minhas buscas, o que torna o vazio suportável é saber que nada precisa ser meu. Não preciso mais de fotos para me lembrar de fatos, não preciso de bens de consumo para ser o que sou, não preciso de desculpas esfarrapadas para escancarar a verdade, doa a quem doer, não preciso me desculpar por errar, sofrer, magoar e ser magoado. Não preciso de vínculos e contratos para saber o que cada ser humano representa para mim. Eu não gosto de ser humano, é mais difícil do que qualquer coisa...

"Este universo está repleto de criaturas que agem sem a menor compreensão do que as leva a fazer o que fazem". Eu, ao menos, tento compreender.

*Esse é um texto que foi escrito há algum tempo a partir de influências diversas, como filmes (o supracitado Contato), música (a banda Modest Mouse), cultura pop (Star Wars) e experiências pessoais (verídicas, vale o adendo). Resolvi publicar também no blog, influenciado por duas amigas que recentemente elogiaram um outro texto meu. Obrigado pela confiança! Acho que o texto (despretensioso, como todos os outros, era apenas uma descrição do famoso Orkut) continua válido, e principalmente atual, apesar de lhe faltar ineditismo.

2 Comments:

At November 13, 2007 11:48 AM, Blogger Pedrinho said...

......

bichã, lembro quando vc colocou esse texto em seu perfil...cara simplesmente genial, foi o q disse....

é um texto que cai bem naquilo que penso e vivo...

NÃO SOMOS LIGADOS AO CONSUMISMO, E NÃO PRECISAMOS DE NADA PARA LEMBRAR O QUE VIVEMOS!!!!

apenas vivemos......


genial!!

Valeu Lé!!!!

 
At December 06, 2007 9:36 AM, Anonymous Anonymous said...

E eu voltei a pensar na "essência"...
do "ser"!

 

Post a Comment

<< Home