Monday, January 16, 2006

Heróis

Outro dia me perguntaram quais pessoas, em minha vida, cumpriam o papel de heróis: modelos de comportamento que beiram a idolatria. Eu, categoricamente, respondi: ninguém. Mentira. Não lembrei de ninguém porque tentei achá-los entre as personalidades erradas. Afinal de contas, Capitão América, Che Guevara, Pitágoras e Jimmy Page já não fazem parte do meu espelho mágico há algum tempo. Mas bastou acontecer um "revestrés" qualquer na minha vida (tá bem, não foi um qualquer, mas isso é uma outra história) que eu logo achei em quem me espelhar.
O primeiro da lista, meu pai. Admiração que eu esqueci que eu tinha. Os grandes feitos? Tratar as coisas com sabedoria, com tranquilidade e paciência, sabendo ser divertido e conselheiro na medida certa. Vá lá, gosto tanto dele quanto da minha mãe, mas o que acontece na vida a gente não escolhe e o que acontece comigo acaba por me aproximar mais dele.
O segundo, não é bem um herói, afinal de contas descobri o sujeito esses dias, meio por acaso. É o Salvador Nogueira, um cara que escreve sobre astronomia às quintas-feiras na coluna Pensata da Folha Online. Quando eu era pequeno eu assistia àquele programa "Cosmos", do Carl Sagan, e encontro semelhanças com o tal Salvador. De um jeito ou de outro ver que uma sonda é capaz de ir até Plutão faz seus problemas parecer muito pequenos. Sem falar que a maneira como ele escreve é muito divertida e tudo. Esses dias mandei um e-mail, parabenizando.
O terceiro é o seu Cícero lá da empresa. O cara tem, sem brincadeira, uns oitenta e poucos anos, é aposentado e pra falar a verdade o cara tem mais pique para trabalhar do que eu. Esse já passou por tudo na vida, teve um derrame, se recuperou, e até hoje pontualmente às oito da manhã chega com a disposição de um leão para o trabalho. O segredo dele: fé inabalável.
Sem querer, montei um tripé quase perfeito do que move meu dia-a-dia: sabedoria para lidar com gente, ciência e fé. No meio do tripé, tem outra coisa: o coração. Mas outro dia eu falo dele, porque dentro deste cabe muita gente e eu não quero me alongar.

1 Comments:

At January 25, 2006 5:44 AM, Anonymous Anonymous said...

"we could be heroes just for one day"
já dizia Bowie...
tem um poema do carlos drummond, não me lembro o nome, no qual ele conta como era bom assistir os cowboys dos filmes e como era bom ter a imagem de heróis, aí, ainda criança, ele vai trabalhar com o pai por um dia, nesse dia, ele viu tudo o quê o pai fazia, no final ele diz que heróis estão por todo lado, nos minimalismos, nas conversas, nas bobagens, nas brigas com os garotos grandes da rua de cima, na coragem de andar ao lado da menina querida, enfim, na simples besteira de viver

 

Post a Comment

<< Home