Monday, January 16, 2006

Heróis

Outro dia me perguntaram quais pessoas, em minha vida, cumpriam o papel de heróis: modelos de comportamento que beiram a idolatria. Eu, categoricamente, respondi: ninguém. Mentira. Não lembrei de ninguém porque tentei achá-los entre as personalidades erradas. Afinal de contas, Capitão América, Che Guevara, Pitágoras e Jimmy Page já não fazem parte do meu espelho mágico há algum tempo. Mas bastou acontecer um "revestrés" qualquer na minha vida (tá bem, não foi um qualquer, mas isso é uma outra história) que eu logo achei em quem me espelhar.
O primeiro da lista, meu pai. Admiração que eu esqueci que eu tinha. Os grandes feitos? Tratar as coisas com sabedoria, com tranquilidade e paciência, sabendo ser divertido e conselheiro na medida certa. Vá lá, gosto tanto dele quanto da minha mãe, mas o que acontece na vida a gente não escolhe e o que acontece comigo acaba por me aproximar mais dele.
O segundo, não é bem um herói, afinal de contas descobri o sujeito esses dias, meio por acaso. É o Salvador Nogueira, um cara que escreve sobre astronomia às quintas-feiras na coluna Pensata da Folha Online. Quando eu era pequeno eu assistia àquele programa "Cosmos", do Carl Sagan, e encontro semelhanças com o tal Salvador. De um jeito ou de outro ver que uma sonda é capaz de ir até Plutão faz seus problemas parecer muito pequenos. Sem falar que a maneira como ele escreve é muito divertida e tudo. Esses dias mandei um e-mail, parabenizando.
O terceiro é o seu Cícero lá da empresa. O cara tem, sem brincadeira, uns oitenta e poucos anos, é aposentado e pra falar a verdade o cara tem mais pique para trabalhar do que eu. Esse já passou por tudo na vida, teve um derrame, se recuperou, e até hoje pontualmente às oito da manhã chega com a disposição de um leão para o trabalho. O segredo dele: fé inabalável.
Sem querer, montei um tripé quase perfeito do que move meu dia-a-dia: sabedoria para lidar com gente, ciência e fé. No meio do tripé, tem outra coisa: o coração. Mas outro dia eu falo dele, porque dentro deste cabe muita gente e eu não quero me alongar.

Thursday, January 05, 2006

Cardápio da Semana

Segunda-feira: Miojo à Parisiense
Terça-feira: Suflê de Miojo com Endívias
Quarta-feira: Miojo Guatemalteco
Quinta-feira: Miojo Mandarim
Sexta-feira: Cassarola de Miojo
Sábado: Miojo ao Molho de Lima da Pérsia
Domingo: Crostini de Miojo Trufado

A fome é grande, a imaginação também, só a grana que é pouca!